Panamá 🇵🇦

Stopover no Panamá

Conhecer o Panamá sem dúvidas foi uma das ideias mais acertadas que tivemos, esse destino não estava nem perto de ser prioridade em nossas futuras viagens, entretanto encontramos uma passagem de 1200 reais para El Salvador (esse será o próximo artigo desse blog) e acabamos colocando o Panamá no nosso Roteiro. Não sei se você sabe, mas o Panamá é hub da Copa Airlines, sendo possível adicionar o destino sem custos adicionais, o famoso Stopover. Escolhemos fazer o stopover de 2 dias no Panamá, mas é permitido permanecer até 7 dias no local.

Saindo do Aeroporto

A imigração no Panamá foi bem tranquila; só pediram o comprovante de hospedagem e o tempo de permanência no país. O aeroporto fica a aproximadamente 25 km do centro da cidade. Há várias opções para se locomover; optamos pelo transfer oferecido pelo hotel. O Saul, nosso motorista, foi um cara muito legal e cortês, falou um pouco sobre a cidade e deu várias dicas locais. De Uber, estava custando uns 25 USD, e o transfer nos custou 30 USD. Achamos super justo. Fiquem atentos, pois nos horários de pico o trânsito da cidade é bem carregado.

Basicamente, há dois locais recomendáveis para se hospedar no Panamá: Casco Viejo e a Região Central (El Cangrejo e Área Bancária).

Região Central – Na Região Central estão os principais polos de compras, bem como hotéis supermodernos e opções bem em conta. Se você também gosta de um cassino, talvez deva ficar por lá, pois há vários pela região. Essa é a parte da cidade onde vivem os moradores, e há muito trânsito, principalmente nos horários de pico.

Casco Viejo – O local mais turístico de todo o Panamá. É lá que o passado se mistura com o presente. Uma vibe retrô que, com certeza, encanta todos os turistas. Ficamos hospedados dois dias por lá.

Escolhemos o Hotel Baluarte Boutique Panamá, pagamos em dólar o equivalente a R$ 360,00 a diária. O hotel era um charme, eles estão passando por reformas, mas gostamos de tudo, pagamos uns 40 reais a mais para ter uma varandinha, que era um luxo. Vou deixar a foto da nossa sacada…

A senhora da recepção era um amor. No último dia, ela sabia que sairíamos antes de iniciar o café da manhã e nos preparou dois sanduíches para levarmos e comermos no aeroporto. O único ponto negativo que podemos destacar em Casco Viejo é que é bem agitado; sempre passa alguém gritando à noite, e a música também vai até mais tarde. Não tivemos muito problema em relação a isso, até gostamos, mas vale a pena pontuar.

O que fazer em Casco Viejo

Em Casco Viejo, há uma diversidade de rooftops. O fim da tarde é belíssimo para avistar toda a cidade, e à noite sempre rola uma musiquinha, perfeito para tomar um drink e apreciar a paisagem. Se você está buscando uma baladinha e um clima de festa, aconselhamos o rooftop do Selina, um lugar bem famoso por sua diversão e jovialidade.

O Casco Viejo também se destaca no quesito gastronomia. Por lá, há uma infinidade de bons restaurantes de todas as especialidades.

Comida Panamenha

Nós queríamos conhecer um pouco mais da culinária panamenha raiz, então fomos ao restaurante La Fonda, que fica na entrada do Casco Viejo. A fachada do local é impossível de ser esquecida.. afinal por lá encontra-se um ônibus tipicamente panamenho.

O lugar é cheio de cores e de elementos que retratam a cultura local. Os funcionários foram bem solícitos e dispostos a entender o meu “portunhol”. O cardápio é um pouco confuso, mas as fotos ajudam na hora de escolher. Queríamos comer patacones, uma comida tipicamente panamenha, que é como uma massa feita de bananas e se assemelha a uma tortilha. Pedimos patacones de camarão, mas podem vir com outros acompanhamentos. Aproveitei também para tomar a cerveja local: “Panamá”.

De prato principal, pedimos o “Mar e Terra”. Nossa amiga brasileira, que estava no Panamá, explicou direitinho esse prato no nosso Instagram; deixamos também um destaque com todos os vídeos que fizemos no Panamá. A comida era bem interessante, mas o tempero deles é totalmente diferente e único. A Lindy adorou a limonada com raspadura, que é como uma limonada com rapadura; ela achou simplesmente incrível, deliciosa e bem refrescante.

Além de embarcar na cultura gastronômica local, também conhecemos um pouco da cultura musical e folclórica do Panamá. No restaurante, há uma diversidade de apresentações. Você está comendo e, de repente, começa uma apresentação com tambores e danças.

Nossa conta deu um total de 66 USD. Vale destacar que, no Panamá, você escolhe quanto paga de % para o atendimento: 10%, 15% ou 20%. A comida estava super bem servida, e nós deixamos um monte de comida, para ser bem sincero.

Diferentemente do que imaginávamos, o país é cheio de possibilidades e passeios incríveis. Em apenas dois dias, ficou claro que esse tempo não foi suficiente nem para uma exploração superficial. Ainda assim, o gostinho de “quero mais” garantiu que voltaremos para mergulhar mais fundo nas aventuras que deixamos passar. Qualquer um dos passeios que eu vou listar aqui pode ser feito com a ajuda da agência do Fernando, que nos atendeu super bem, em português, e foi extremamente atencioso. Se quiser o contato dele, é só deixar um comentário aqui no blog ou mandar uma mensagem no Instagram.

Infelizmente, só conseguimos explorar o Casco Viejo à noite, o que nos deixou com a sensação de que perdemos detalhes importantes. Recomendamos muito um tour guiado, para que você possa se aprofundar na história e nas minúcias deste lugar incrível.

O Canal é uma das maiores maravilhas da engenharia moderna. A gigantesca eclusa conecta o Oceano Atlântico ao Pacífico, e diariamente, uma quantidade impressionante de navios atravessa essa rota histórica.

O Panamá tem se tornado cada vez mais conhecido por seus cafés premiados. Existem passeios que levam você às plantações, onde você pode aprender mais sobre o cultivo e a preparação dessa bebida adorada no mundo todo.

Esse arquipélago de mais de 365 ilhas foi, sem dúvida, o ponto alto da nossa viagem. Situado na parte caribenha do Panamá, San Blas é simplesmente paradisíaco. Um cenário de tirar o fôlego que não pode faltar na sua lista! San Blas será o tema do nosso próximo artigo, eu vou compartilhar todos os detalhes desse passeio pelas ilhas, bem como dicas e informações essenciais para quem quer conhecer esse paraíso na Terra. Não perca!

Se você chegou até aqui e quer saber mais detalhes da nossa ida ao Panamá, gravamos um vídeo imperdível no Youtube, vou deixar ele aqui!